O que é automação de marketing digital?

Automação de marketing é realizada a partir da implementação de um software que permite automatizar a execução de tarefas. Essas tarefas podem ser: geração e rastreamento de leads, envio de e-mail marketing, segmentação e personalização do relacionamento da marca com potenciais clientes, entre muitas outras. Como resultado ela amplia a produtividade da equipe, otimiza a taxa de conversão e aumenta o retorno sobre investimento.

53%

é o aumento médio da taxa de
conversão com a adoção da
automação de marketing.

451%

é o aumento médio de leads qualificados em empresas que implementam a automação de marketing

Ficou curioso?
A seguir respondemos às principais dúvidas sobre o que é automação de marketing, as vantagens e como fazer.


Vantagens da automação de marketing

A automação de marketing aumenta a produtividade da equipe, otimiza o trabalho de vendas e gera mais conversões, oferecendo uma experiência personalizada para o lead. Entenda quais são os benefícios da automação para o setor de marketing e vendas da sua empresa.

Marketing

Propicia a criação de uma estratégia de gestão de leads alinhada com as etapas do funil de vendas;

Reduz o tempo gasto com atividades repetitivas e amplia a produtividade e eficiência da equipe;

Aumenta a taxa de conversão de leads e o ROI;

Favorece o alinhamento das metas do setor de vendas e marketing.

Automatiza a execução das estratégias de marketing como envio de e-mail e SMS;

Permite a segmentação de contatos para uma comunicação mais eficiente;

Auxilia na geração de leads e leads qualificados;

Permite uma maior compreensão do comportamento do consumidor;

Vendas

Permite que o que o vendedor tenha mais tempo para se concentrar na venda

Amplia a assertividade na seleção de leads qualificados para vendas;

Permite a priorização de leads que estão no momento ideal para venda;

Reduz o tempo gasto com leads não qualificados ou cold calls;

Mais eficiência e produtividade, priorizando o trabalho apenas com Leads qualificados;

Reduz o ciclo de venda;

Aumenta a conversão de leads em clientes;

Facilita a prospecção a partir das ações contínuas para a geração de leads;

Diminuiu o custo de aquisição do cliente;

Aumenta o valor da vida útil do cliente através de fidelização, up-sells e cross-sells;

Oferece relatórios completos e personalizados.

Juliana Mendes

Divulgmais Comunicação

Eu uso a LAHAR a mais de um ano para criar automações de email marketing dos meus clientes, desde quando comecei aumentou significativamente a taxa de conversão das campanhas”.


Passo a passo de como fazer automação de marketing

Uma estratégia de automação de marketing digital não é um bicho de sete cabeças! Ao contrário, ela surgiu para facilitar as ações do setor. Aprender como aplicar o marketing de automação pode ser simples, basta cumprir algumas etapas.

1. Defina uma estratégia
2. Compreenda seu funil de vendas e as personas do negócio
3. Defina o software de automação
4. Crie fluxos de automação de marketing
5. Pontue seus leads para qualificação
6. Monitore os resultados constantemente

Defina uma estratégia

Antes de adotar uma nova estratégia de marketing é fundamental definir quais são os objetivos a serem alcançados com ela. A cada campanha é importante que você estabeleça as metas, os canais que serão usados, conteúdos e mensagens, que serão compartilhados para alcançar o objetivo principal.

Compreenda seu funil de vendas e as personas do negócio

O conceito de automação de marketing está atrelado à segmentação de leads e a personalização da mensagem. Para isso é preciso que você conheça a persona do negócio e a etapa da jornada de compra de cada lead. Somente assim poderá criar uma mensagem que responda às demandas de cada contato, incentivando que avance no funil de vendas, sem perder o timing do negócio nem assustar o lead.

Defina o software de automação

Só é possível aplicar o que é automação de marketing digital a partir da adoção de uma ferramenta de automação de marketing. A plataforma permitirá que você crie fluxos de automação, faça a gestão e qualificação de leads, identifique leads prontos para a compra, além de facilitar a execução de tarefas como envio de e-mail marketing, gestão de redes sociais, análise de SEO, criação de landing pages e mais.

Crie fluxos de automação de marketing

O fluxo de automação de marketing pode ser entendido como uma sequência de mensagens que um lead irá receber, de acordo com seu comportamento, perfil e com outros critérios que a equipe deve definir, por exemplo, a landing page em que o lead converteu ou cargo que ele exerce na empresa. Com uma ferramenta de automação de marketing digital sua equipe só precisa criar o fluxo e as mensagens uma única vez. Depois o sistema irá executar o fluxo automaticamente, de acordo com o comportamento do lead.

Pontue seus leads para qualificação

O lead scoring é uma funcionalidade da ferramenta de automação de marketing digital que atribui pontos para características e comportamentos de cada lead. Sua função é identificar os contatos que apresentam pontuações mais altas e encaminhá-los para o setor de vendas. A equipe de marketing deve definir os critérios de pontuação do lead, estabelecendo uma pontuação mínima para que sejam encaminhados para o setor de vendas. Esses leads devem ser priorizados, pois têm maior potencial de conversão.

Monitore os resultados constantemente

Toda estratégia de marketing deve ser monitorada, testada e atualizada constantemente. A partir da mensuração de resultados é possível realizar os ajustes necessários para otimização de cada estratégia. Use o software de automação de marketing para coletar relatórios e usá-los para a tomada de decisões estratégicas, de maneira mais assertiva.


Automação de marketing por área

Automação de e-mail marketing

A ferramenta de automação de e-mail marketing auxilia na captura e gestão de leads, na segmentação de contatos, no envio de e-mails personalizados e no monitoramento das campanhas, incluindo a realização de testes A/B. Por meio da automação de e-mail marketing sua empresa aproveita ao máximo os leads que captura, trabalhando para que se tornem clientes reais.

Vantagens

O e-mail marketing oferece um retorno sobre investimento de 3800%;

Facilita a nutrição de leads e o crescimento em escala;

E-mails personalizados melhoraram o CTR em 14% e aumentam as conversões em 10%.

Automação para gestão de leads

A automação de leads ou melhor a automação da gestão de leads, inclui as fases de captura, qualificação, nutrição e conversão de leads em clientes. Uma plataforma de automação de marketing digital permite a execução de todas essas etapas de maneira eficiente, automática e assertiva, facilitando desde a criação de landing page para geração de leads, até a criação de fluxos de automação.

Vantagens

Aumentar a produtividade da equipe na gestão de múltiplas contas e canais digitais;

Captar leads e integrá-los automaticamente ao banco de dados para nutrição;

Acesso a relatórios com métricas que facilitam o monitoramento de resultados e otimização das campanhas.

Automação de redes sociais

A automação de redes sociais não se limita à programação de publicações para o dia e a hora desejada. Ela é muito mais do que isso. Por meio da plataforma de automação de marketing digital sua equipe tem maior controle sobre o engajamento de seguidores, conteúdos compartilhados e gerados sobre sua marca. Além de ser capaz de gerar leads por meio das redes sociais e integrá-los à sua base de contatos e aos fluxos de nutrição, criando assim uma verdadeira estratégia omnichannel.

Vantagens

Aumentar a produtividade da equipe na gestão de múltiplas contas e canais digitais;

Captar leads e integrá-los automaticamente ao banco de dados para nutrição;

Acesso a relatórios com métricas que facilitam o monitoramento de resultados e otimização das campanhas.

Automação para SMS

O SMS é um canal direto de comunicação com o lead. Por meio da automação é possível segmentar conteúdos de acordo com as personas, compartilhar links, divulgar ofertas e promoções, avisar sobre pagamentos e incentivar a conversão.

Vantagens

Taxa de abertura de SMS é de 98%;

Comunicação imediata, 70% dos clientes abrem mensagens SMS em 60 minutos;

Gestão eficiente de leads com abertura de um canal de comunicação direto.


91%

dos profissionais de marketing afirmam que a automação é muito importante para o sucesso de suas campanhas.

20%

é o aumento de produtividade conquistado com a adoção da automação de marketing

63%

das empresas que já usam a automação pretendem aumentar o investimento na área.


Exemplos de automação de marketing por segmento

A automação de marketing é uma prática que pode ser adotada em negócios dos mais variados segmentos, sejam empresas físicas ou virtuais. A seguir, separamos alguns exemplos de como usar a automação de marketing e vendas para que você compreenda na prática. Acompanhe!

Automação de marketing na educação

É possível criar fluxos de automação de marketing para leads que realizaram cursos gratuitos, oferecendo conteúdos complementares pagos. Também é possível criar um fluxo para quem finalizou um curso a fim de reter esse cliente e fidelizá-lo ou mesmo criar estratégias em torno de leads que apenas adicionam um curso à lista de desejo. Por fim, a automação de marketing na educação pode ser aplicada na captação e gestão de leads, na automação de processos de marketing e vendas e na fidelização de alunos.

Vantagens

Aumento da taxa de conversão de leads em clientes;

Ampliação do valor do tempo de vida do cliente, por meio do estímulo à aquisição de novos cursos;

Redução do tempo investido em atividades de marketing e vendas manuais.

Automação de marketing em Agências de Marketing Digital

Com uma ferramenta que une CRM e automação de marketing é possível gerar novos leads, qualificá-los, nutrir e ampliar as taxas de conversão.

É possível criar um fluxo de automação para leads que se inscreveram em Newsletter, iniciando com um e-mail de boas vindas, conteúdos relevantes sobre marketing, finalizando com a indicação de outros materiais gratuito. Um outra condição de entrada pode ser o download de um ebook. Nesse fluxo, a você poderá criar uma sequência que inclua um estudo de caso e o clássico “fale com um de nosso especialistas”.

Em uma agência de marketing digital, uma ferramenta de automação de marketing e vendas também pode ser usada para a gestão dos canais marketing de seus clientes.

Ao optar pela ferramenta da automação de marketing da LAHAR, a agência de marketing digital pode oferecer a funcionalidade aos seus clientes, aproveitando a opção de Whitelabel. Nela a agência pode personalizar o sistema com a sua própria identidade, para estreitar ainda mais a relação com o cliente.

Vantagens

Facilita a qualificação de leads, contribuindo para a eficiência em vendas;

Amplia a autoridade de marca da empresa, melhora a experiência do usuários e estreita o relacionamento com o lead;

Amplia a taxa de conversão e ROI de campanhas.

Automação de marketing em e-commerce

Em uma estratégia de e-commerce é possível usar a automação de marketing para dar boas vindas a leads que realizaram cadastro na loja online, reativar leads que colocaram um produto no carrinho mas não compraram, fidelizar leads que já realizaram uma compra (e quem sabe vender mais uma vez) etc. De maneira geral, na automação de marketing e vendas para e-commerce o objetivo é converter leads em clientes e estimular a recompra.

Vantagens

Reduz a taxa de abandono de carrinho no seu e-commerce;

Reduz o custo de aquisição por cliente e aumenta o valor do tempo de vida do cliente;

Aumenta a taxa de conversão de leads em clientes, de maneira escalável.

Automação de marketing para empresa de Tecnologia

Em uma tática de automação de marketing para o setor de tecnologia, por exemplo, em empresas SaaS, marketing e vendas podem se beneficiar de uma estratégia combinada, a partir da gestão de leads por meio da combinação de um software de automação de marketing com CRM.

Além de criar fluxos de automação para gestão de leads com compartilhamento de conteúdo relevante, a ferramenta de automação de marketing é integrada ao CRM para gestão de relacionamento e prospecção.

Vantagens

Aumenta as taxas de engajamento do lead com as estratégias de marketing;

Amplia as taxas de demonstração do software;

Realiza follow-up personalizado e de maneira escalável para conversão de leads em clientes.


Lista de Ferramentas de Automação de Marketing

A seguir listamos algumas das melhores ferramentas de automação de marketing do mercado. Como você verá existem ferramentas que oferecem automação de apenas uma área, como e-mail marketing, e outras que são completas, atendendo a diferentes necessidades de automação. Conheça cada uma.

LAHAR

A LAHAR é uma solução completa de automação de marketing, que reúne automação de marketing para Twitter e Facebook, automação de gestão do marketing para SMS, e-mail marketing e muito mais. Entre suas funcionalidades estão: agendamento de disparos de e-mail e SMS, criação de fluxos de nutrição, editor de landing pages, lead scoring, lead tracking, popups e push message.

Hubspot

Um software de automação de marketing que auxilia na captação de tráfego e leads. Oferece recursos como gestão de leads, automação de marketing e análise de dados.

Autopilot

A plataforma em inglês, permite a criação e envio de e-mail marketing, além de realizar a nutrição de leads e acompanhá-los pela etapas do funil de vendas. Facilita a gestão de redes sociais e realiza testes A/B.

LAHAR

A LAHAR é uma solução completa de automação de marketing, que reúne automação de marketing para Twitter e Facebook, automação de gestão do marketing para SMS, e-mail marketing e muito mais. Entre suas funcionalidades estão: agendamento de disparos de e-mail e SMS, criação de fluxos de nutrição, editor de landing pages, lead scoring, lead tracking, popups e push message.

MailChimp

É uma das ferramentas de e-mail marketing mais conhecidas do mercado e permite algumas automações, como envio automático de boas-vindas, feliz aniversário e informações sobre pedidos, em negócios como e-commerces. É paga, mas permite algumas funções de automação de email grátis.

Vertical Response

É uma plataforma para criação e envio de e-mails. Permite o envio automático de e-mails de follow-up e mensagens com base nas interações dos leads com suas mensagens anteriores. Facilita a automação de boas vindas e nutrição de leads.

LAHAR

A LAHAR é uma solução completa de automação de marketing, que reúne automação de marketing para Twitter e Facebook, automação de gestão do marketing para SMS, e-mail marketing e muito mais. Entre suas funcionalidades estão: agendamento de disparos de e-mail e SMS, criação de fluxos de nutrição, editor de landing pages, lead scoring, lead tracking, popups e push message.

Hello Bar

A Hello Bar é uma importante ferramenta de captação de leads e plugin do WordPress. Auxilia na criação de pop-ups de captura de e-mails e criação de formulários para gerar leads.

Marketo

Entre suas funcionalidades a gestão de leads auxilia na atração e nutrição de leads, além de apoiar a qualificação de contatos para marketing e vendas.

LAHAR

A LAHAR é uma solução completa de automação de marketing, que reúne automação de marketing para Twitter e Facebook, automação de gestão do marketing para SMS, e-mail marketing e muito mais. Entre suas funcionalidades estão: agendamento de disparos de e-mail e SMS, criação de fluxos de nutrição, editor de landing pages, lead scoring, lead tracking, popups e push message.

Hootsuite

Ferramenta de automação para Facebook e Instagram, permitindo, além da programação de conteúdo para o dia e hora desejados, auxilia na gestão de ads, monitora comentários e acompanha o engajamento de seguidores e usuários.

Postgrain

Ferramenta automação Instagram paga que permite a programação de conteúdos, inserção de hashtags, emojis e stickers. Também gera relatórios para análise de engajamento e permite a interação com seguidores por meio de respostas em comentários e direct. É uma das melhores opções que respondem ao que é automação de Instagram.


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Bicampeã como melhor ferramenta de Marketing Digital pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e listada pela Liga Ventures como uma das empresas que mais estão inovando o marketing no Brasil, a LAHAR é uma solução completa de automação de marketing, que abrange desde atração de visitantes para seu site até a passagem de leads para a equipe de vendas, passando, é claro, por todas as etapas da gestão de leads. Permitindo que eles avancem pela jornada de compra até a conversão

Vantagens que você consegue somente com a LAHAR

Nutrição eficiente de leads a partir da segmentação de contatos e fluxo de automação especializados;

Qualificação eficiente de leads a partir do lead scoring;

Redução do tempo investido no processo de venda e aumento do ROI das campanhas de marketing;

Aumento da produtividade da equipe e redução de execução de tarefas repetitivas.


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Principais perguntas sobre automação de marketing

O que significa automação de marketing?


Automação de Marketing usa a tecnologia para automatizar ações e tarefas de marketing como envio de e-mail e SMS. Seu objetivo é ampliar a eficiência das ações, alcançar melhores resultados e ampliar a produtividade da equipe, reduzindo trabalhos manuais e repetitivos.

O que é ferramenta de automação de marketing?


Automação de Marketing usa a tecnologia para automatizar ações e tarefas de marketing como envio de e-mail e SMS. Seu objetivo é ampliar a eficiência das ações, alcançar melhores resultados e ampliar a produtividade da equipe, reduzindo trabalhos manuais e repetitivos.

O que é automação de Instagram?


Automação de Marketing usa a tecnologia para automatizar ações e tarefas de marketing como envio de e-mail e SMS. Seu objetivo é ampliar a eficiência das ações, alcançar melhores resultados e ampliar a produtividade da equipe, reduzindo trabalhos manuais e repetitivos.

O que é automação no LinkedIn?


Automação de Marketing usa a tecnologia para automatizar ações e tarefas de marketing como envio de e-mail e SMS. Seu objetivo é ampliar a eficiência das ações, alcançar melhores resultados e ampliar a produtividade da equipe, reduzindo trabalhos manuais e repetitivos.

O que é gestão de leads?


Automação de Marketing usa a tecnologia para automatizar ações e tarefas de marketing como envio de e-mail e SMS. Seu objetivo é ampliar a eficiência das ações, alcançar melhores resultados e ampliar a produtividade da equipe, reduzindo trabalhos manuais e repetitivos.


Quem confia na LAHAR para automação de marketing?

Juliana Brito

Catamaran Tours

“Melhor plataforma de gerenciamento, melhor ferramenta de automação de marketing, melhor atendimento aos clientes e melhor suporte”.

Gustavo Picheki

Velti Tecnologia

“Excelente ferramenta de automação de marketing. Depois da implantação só recebemos elogios da equipe comercial. Está gerando resultados!”

Helena Muzzi

Essência do Vale

“Estou utilizando o LAHAR para automação de marketing digital desde janeiro de 2018. Além de ser prático para pessoas leigas como eu, o atendimento ao cliente é excelente. Todos são muito gentis e atenciosos”.